Os cartões de crédito são ferramentas financeiras convenientes, mas podem resultar em custos adicionais se não forem usados com cuidado, aqui nasce a importância de evitar taxas extras no cartão.
Taxas extras podem acumular rapidamente e comprometer seu orçamento.
Felizmente, existem várias estratégias que você pode adotar para minimizar ou até eliminar essas taxas.
Portanto, aqui estão algumas dicas práticas para ajudar você a manter suas finanças sob controle e evitar surpresas desagradáveis:
Uma das formas mais comuns de incorrer em taxas extras é o pagamento tardio.
Ou seja, os emissores de cartões geralmente cobram juros altos e multas por atraso.
Para evitar taxas extras no cartão de crédito, estabeleça um lembrete para pagar sua fatura antes da data de vencimento.
Além disso, considere configurar pagamentos automáticos ou usar aplicativos de gerenciamento financeiro que notificam sobre a data de vencimento.
Em segundo lugar, pare de pensar que limite de crédito é dinheiro.
Lembre-se de que ao comprar com um cartão de crédito é como se você estivesse fazendo um empréstimo para pagar no próximo mês.
Sendo assim, não use seu cartão de crédito como cartão de débito, sacando dinheiro todos os meses.
Embora seja tentador, geralmente o saque na função de crédito tem taxas muito altas.
Por outro lado, caso você seja uma pessoa que viaja muito para o exterior ou compra em sites internacionais,é preciso ter cuidado com as taxas de conversão de moeda.
Geralmente o ideal é contratar um cartão que oferece isenção da taxa para transações internacionais.
Há empresas e bancos que oferecem opções especialmente para esse público, com isenção de taxa e até mesmo pontos adicionais para gastos no exterior, então vale se informar.
Hoje em dia, até mesmo cartões Black podem ser isentos de anuidade.
Sendo assim, este é um gasto que pode facilmente ser evitado caso você faça uma boa pesquisa.
Por outro lado, se você pretende continuar pagando pela anuidade para manter os seus benefícios, há a possibilidade de entrar em contato com o banco para tentar reduzir o valor pago mensalmente.
Especialmente se você for um cliente fiel e com bom histórico, pode se surpreender com a resposta da instituição.
Também vale informar que pagar apenas o valor mínimo da fatura pode resultar em uma acumulação significativa de juros.
Para evitar taxas extras no cartão de crédito, pague o saldo total sempre que possível.
Se não puder pagar o saldo total, faça pagamentos maiores do que o mínimo para reduzir a dívida mais rapidamente e minimizar os juros acumulados.
Por fim, acompanhe regularmente suas despesas e verifique seu extrato de cartão de crédito para identificar quaisquer taxas inesperadas.
Se encontrar uma cobrança que não reconhece ou considera errada, entre em contato com a instituição financeira imediatamente para contestar a taxa.
Muitas vezes, as empresas estão dispostas a corrigir erros se você os notificar rapidamente a fim de evitar taxas extras no cartão de crédito.
Imagem de destaque – Freepik.