Como evitar fraudes financeiras e proteger sua identidade

Os crimes de fraude e roubo de identidade continuam sendo recorrentes e representam uma ameaça significativa para indivíduos e organizações em todo o mundo. Por isso, você precisa aprender a como evitar fraudes financeiras e proteger sua identidade.

Infelizmente, os golpistas estão cada vez mais atentos a formas de cometer crimes como, por exemplo, realizando fraude de cartão de crédito.

Portanto, as dicas de hoje servem justamente para te proteger contra as perdas financeiras e os danos à sua saúde emocional.

Ao decorrer deste conteúdo, vamos abordar as principais ações que você deve tomar para garantir a própria segurança.

Segurança web

Provavelmente você está cansado de ler ou ouvir a famosa frase: nunca compartilhe suas informações pessoais ou financeiras sensíveis.

Mas, o grande problema é que muitas vezes fazemos isso de forma inconsciente, por isso a necessidade de repetir a dica.

Isso significa que os seus dados de identificação, senhas e números de cartão de crédito não podem ser compartilhados por mensagens de texto, e-mails ou por telefone.

Imagine que um hacker consiga ter acesso ao seu WhatsApp e facilmente descobrir suas senhas ou informações financeiras sensíveis?

Por outro lado, para evitar fraudes financeiras e proteger sua identidade, devemos falar sobre as senhas.

Certamente é tentador usar a mesma senha, mas isso é arriscado porque o golpista pode facilmente ter acesso a todas as suas contas.

Sendo assim, crie senhas complexas e únicas para suas contas online e atualize-as regularmente.

Por isso, para evitar informações pessoais óbvias como sequências numéricas simples, nomes de familiares ou datas de nascimento, você pode simplesmente pedir para inteligências artificiais como o ChatGPT para criar uma senha forte e isso será feito em alguns segundos.

Mais dicas para evitar fraudes financeiras e proteger sua identidade, garantindo sua segurança na web

Outra dica que pode parecer batida e muitas vezes negligenciamos é a de manter o seu dispositivo atualizado com o software antivírus.

Isso inclui celular, computador e tablet, evitando que malware e spyware possam comprometer suas informações pessoais.

Por outro lado, antes de clicar em qualquer link e abrir anexos recebidos por e-mail ou outra plataforma, tenha muito cuidado.

Alguns golpistas criam links justamente para roubar suas informações, então sempre verifique a procedência.

Bem como, cuidado com emails, mensagens de texto e ligações que solicitam informações pessoais ou financeiras.

Um golpe muito comum é quando a vítima recebe uma ligação ou mensagem informando que sua conta bancária foi invadida e que para protegê-la, é preciso falar a senha ao “gerente” para que ele resolva o problema.

Nenhuma instituição financeira legítima solicita senha ou informação confidencial dessa forma.

Considerando a segurança financeira para evitar fraudes financeiras e proteger sua identidade

Outro ponto fundamental é que você esteja atento às suas contas bancárias, cartões de crédito e outras contas financeiras.

Isso deve ser feito para detectar atividades suspeitas, de forma que você tenha tempo para relatar qualquer transação não autorizada ou atividade incomum.

Muitas pessoas têm o seu cartão clonado e reparam somente dias depois, quando o golpista já realizou diversas compras.

Para evitar este problema, cuide da sua segurança financeira.

Além disso, use métodos de pagamento seguros como cartões de crédito ou sistemas de pagamento reconhecidos que ofereçam proteção contra fraudes.

Por exemplo, você pode usar as carteiras digitais (Samsung Pay, Apple Pay, Google Pay, etc) para efetuar pagamentos seguros sem o uso do seu cartão.

Segurança física

Ainda falando sobre como evitar fraudes financeiras e proteger sua identidade, é fundamental proteger a sua correspondência.

Se possível, use uma caixa de correio trancada ou colete sua correspondência com frequência para evitar que documentos financeiros sensíveis sejam roubados.

Além disso, proteja a sua identidade offline.

Em outras palavras, evite carregar documentos de identificação pessoal, como carteira de motorista ou passaporte, desnecessariamente.

Mantenha esses documentos seguros em casa ou em um local protegido quando não estiverem em uso.

Leia mais

Imagem de destaque – Freepik.